30 abril, 2014

As origens familiares da Irmã Lúcia


A herança recebida dos pais é sempre fundamental para a pessoa que somos. Esta é também a consciência da Irmã Lúcia, a última de seis filhos da Sr.ª Maria Rosa e do Sr. António dos Santos. Como a própria pastorinha conta, era uma família humilde e sem grandes recursos, mas com a porta sempre aberta a quem chegava, muito generosa e com um grande sentido de rectidão e justiça. Estes foram valores que pautaram muito a vida de Lúcia e que foram aprendidos e integrados desde o berço paterno. Por outro lado, havia um grande sentido de proximidade e intimidade, de cumplicidade e amor, valores que a própria Lúcia viveu e recebeu de forma particular por ser a mais nova da família.



Lúcia nasce a 28 de Março de 1907, Quinta-Feira Santa. Como o Padre não quisesse baptizar a criança no Sábado Santo por ter nascido naqueles dias de tanto trabalho, porque os recursos eram pouco para duas festas tão próximas, o pai de Lúcia decide registá-la no dia 22; assim não havia motivo para o Prior não a baptizar no dia pretendido. E assim aconteceu. Conta a Irmã Lúcia, em tom de brincadeira, que no dia do seu nascimento pela manhã (ela nasce de tarde) a sua mãe tinha ido à missa e comungado e, por isso, ela teria feito a sua primeira comunhão antes de nascer.



Como filha mais nova que era, tornava-se o centro das atenções, pelo amor e carinho que recebia dos pais e irmãos mais velhos. Os seus pais sempre muito atentos e com um grande cuidado na formação do carácter dos seus filhos, fazem o mesmo com a benjamim da família, procurando transmitir-lhe os valores fundamentais para a sua vida e crescimento, os quais a própria Lúcia procurou sempre preservar e alimentar. Os próprios irmãos se revestiam de uma verdadeira atenção (quase paternal) para com ela, ambiente que lhe foi muito favorável e lhe permitiu desenvolver uma personalidade jovial, brincalhona, assertiva e trabalhadora. Tudo isto não a impedia de ter as suas travessuras, que a própria pastorinha contava com bastante graça nos recreios no seu tempo de Carmelita.

Se hoje procurámos conhecer um pouco o ambiente familiar da Irmã Lúcia e como foram os primeiros anos da sua vida, em breve teremos a oportunidade de saber e perceber a maneira como ela se preparou e viveu um dos dias mais importantes da sua infância: o dia da sua Primeira Comunhão. Iremos perceber como passou esse dia, como se preparou e viveu a sua primeira Confissão A seu tempo conheceremos esta história. Hoje ficaremos com esta pequena introdução.

Sem comentários:

Enviar um comentário